Um relatório do Instituto Superior para a Proteção e Pesquisa Ambiental (Ispra), publicado no site oficial desse órgão governamental, indica que, embora se observe um aumento significativo, é necessário um crescimento adicional de 2,7 pontos percentuais para cumprir a meta de 55,0%, prevista para este ano.
A análise ressalta ainda que a porcentagem atual na recuperação desses resíduos está muito abaixo da meta traçada para o ano de 2030, de atingir 60,0% nessa área.
Durante o ano passado, 625 instalações de gestão de resíduos urbanos permaneceram em funcionamento na Itália, e mais da metade delas dedicou-se aos resíduos orgânicos, cuja recuperação é realizada principalmente em instalações anaeróbicas e aeróbicas integradas, com cerca de 7,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,9% em relação a 2023.
Os volumes depositados em aterros durante esse período representaram 14,8% do total, com uma quantidade superior a 4,4 milhões de toneladas, o que representou uma queda de 3,7 pontos percentuais em relação aos números alcançados em 2023.
Nos materiais de embalagem, as metas para 2025 já foram alcançadas e, pela primeira vez, as metas previstas para a recirculação do plástico foram superadas, atingindo 51,1%, uma porcentagem 1,1 ponto acima do previsto para este ano, segundo especialistas do Ispra.
O custo médio nacional anual per capita na gestão de resíduos urbanos foi de 214,4 euros por habitante, superior em 17,4 euros ao registado no ano anterior.
Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, os níveis mais elevados de recolha seletiva de resíduos foram observados em Bolonha, Pádua, Veneza e Milão, com percentagens ascendentes de 72,8; 65,1; 63,7 e 63,3 pontos, respetivamente.
Durante o ano de 2024, a Itália exportou 4,3% de seus resíduos urbanos, com um total de 1,3 milhão de toneladas, que tiveram como principais destinos países europeus, entre os quais se destacaram a Dinamarca, os Países Baixos e a Áustria, enquanto as importações totalizaram apenas cerca de 216 mil toneladas, acrescenta a fonte.
ro/ort/bm





