Quinta-feira, Dezembro 11, 2025
NOTÍCIA

Túneis para mineração ilegal de ouro são destruídos na Costa Rica

San José, 10 de dez (Prensa Latina) As autoridades costarriquenhas destruíram hoje 34 túneis na mina de ouro de Crucitas, no norte do país, com explosivos, em uma operação para desmantelar redes dedicadas à extração ilegal de ouro no local.

A destruição dessas instalações foi realizada por agentes do Ministério da Segurança Pública durante uma operação que ainda está em andamento, com o uso de dinamite para detonações controladas, afirmou o Ministro da Segurança, Mario Zamora, conforme noticiado pelo Teletica.com.

“A destruição técnica e segura dos túneis e do acesso por eles”, explicou ele, “visa neutralizar a infraestrutura usada para mineração ilegal.”

Segundo o ministro, a operação envolve o destacamento de gendarmes na superfície da mina para garantir o perímetro e realizar patrulhas e incursões controladas em pontos estratégicos.

A operação, acrescentou ele, inclui agentes da Força Pública, uma unidade especial encarregada de detonações, outra unidade especial especializada em armas e explosivos, e vários grupos motorizados para garantir a segurança das rotas e impedir a circulação de civis.

arc/apb / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa