O fornecimento é feito através do Gasoduto Cruz del Sur, originalmente construído para transportar gás entre os dois países, que estava inativo devido a interrupções no fornecimento e à transição da matriz energética uruguaia para energias renováveis.
De acordo com o Ministério da Indústria, Energia e Mineração (MIEM), em quatro dias de operação, o país economizou um milhão de dólares em custos de produção.
A geração ocorre na usina termelétrica de ciclo combinado Punta del Tigre, que foi reativada para operar com esse combustível após a assinatura de um acordo entre a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) e a Argentina para o fornecimento.
A ministra do MIEM, Fernanda Cardona, descreveu o acontecimento como “um evento histórico”, enfatizando que o Uruguai está novamente utilizando a infraestrutura disponível desde a transformação de sua matriz energética.
Ele afirmou que a reativação do gasoduto agora permite uma alternativa mais econômica e com menor impacto ambiental, informou o Ámbito.
O uso da usina de ciclo combinado em Punta del Tigre, localizada no departamento de San José, permite uma redução de 50% nos custos de geração em comparação com o uso de óleo combustível ou diesel.
mem/ool / fav





