O Vietnã sempre valoriza a amizade tradicional e os laços estreitos cultivados por muitas gerações de líderes e cidadãos de ambos os países, destacou o líder máximo do partido ao receber ontem uma delegação de alto nível do Conselho Federal de Segurança da Rússia, liderada por seu secretário, Serguéi Shoigu.
To Lam elogiou muito os resultados da reunião de trabalho entre os visitantes e as autoridades vietnamitas e reconheceu os objetivos de cooperação prática acordados, especialmente em matéria de prevenção e combate ao crime transnacional e ao terrorismo, segurança cibernética e intercâmbio de informações estratégicas.
Ambos os países e as agências competentes devem implementar de forma eficaz os acordos e compromissos assumidos pelos líderes de alto nível, bem como os documentos assinados, maximizando o potencial e os pontos fortes para impulsionar as relações bilaterais a um novo nível, afirmou.
O secretário-geral do PCV considerou ainda que, no contexto da situação mundial complexa e em constante mudança, o Vietnã e a Federação Russa precisam fortalecer a coordenação, a consulta e o intercâmbio de experiências para se apoiarem e se complementarem mutuamente em prol da segurança e da prosperidade de cada país.
O Vietnã, afirmou To Lam, citado pelo jornal eletrônico do governo, está disposto a promover e servir de ponte e porta de entrada para que a Federação Russa fortaleça a cooperação multifacetada com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e seus países membros.
Shoigu, por sua vez, afirmou que a Rússia considera o Vietnã um parceiro confiável e líder na região Ásia-Pacífico, e valoriza muito o papel, a posição e a política externa pacífica, independente e autossuficiente da nação indochinesa no cenário internacional.
Ele também destacou que a cooperação bilateral, baseada na confiança e no respeito mútuo, de acordo com o direito internacional e os interesses de ambas as partes, mostra inúmeros resultados positivos nas áreas de segurança e defesa, intercâmbio de experiências para responder a desafios de segurança não tradicionais e prevenção do crime.
O secretário do Conselho Federal de Segurança da Rússia foi recebido também nesta terça-feira pelo primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, que valorizou que esta visita fortalece a amizade tradicional e a Parceria Estratégica Integral entre os dois países.
Os interlocutores revisaram os aspectos mais destacados da cooperação bilateral nos últimos tempos, reconheceram os resultados nas áreas econômica e comercial, de investimentos, agrícola e de energia, petróleo e gás, entre outras, e concordaram que ainda há espaços a serem explorados.
oda/mpm/bm





