Quarta-feira, Dezembro 10, 2025
NOTÍCIA

Cuba comemora o Dia dos Direitos Humanos

Havana, 10 dez (Prensa Latina) O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, comemorou hoje o Dia dos Direitos Humanos na rede social X.

“Cuba reafirma seu compromisso inabalável com a defesa, a proteção e o pleno exercício de todos os direitos de todas as pessoas, de acordo com os princípios da progressividade, da igualdade e da não discriminação”, escreveu ele.

O ministro das Relações Exteriores da ilha, Bruno Rodríguez, também fez alusão à data na mesma rede social, reafirmando o compromisso de Cuba com a plena dignidade do ser humano e com sua promoção, proteção e respeito.

Ele também afirmou que Cuba continuará a cumprir as disposições dos 44 instrumentos legais que visam esse objetivo, dos quais o Estado é signatário.

“A Revolução Cubana continuará a priorizar a justiça social, com acesso universal e gratuito à educação, saúde, cultura e esportes como direitos fundamentais”, acrescentou. O Dia dos Direitos Humanos é celebrado mundialmente em 10 de dezembro para comemorar um dos compromissos globais mais revolucionários: a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento histórico consagra os direitos inalienáveis que toda pessoa possui como ser humano, independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou qualquer outra condição.

A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, e estabelece, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais que devem ser protegidos em todo o mundo.

mem/bbb/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa