Terça-feira, Dezembro 09, 2025
NOTÍCIA

Ex-chefe diplomático europeu critica nova estratégia dos EUA

Bruxelas, 9 dez (Prensa Latina) A Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos constitui uma “declaração de guerra política” contra a União Europeia (UE), afirmou hoje o ex-alto representante da política externa comunitária, Josep Borrell, informou a agência Belga.

Esta é uma declaração de guerra política à UE. Os Estados Unidos querem ver uma Europa branca, dividida em estados separados, que se submeta às suas exigências, escreveu o político espanhol na rede social X, acusando o presidente Donald Trump de transformar o “desprezo” em doutrina oficial.

Borrell exortou os líderes europeus a deixarem de negar que Trump é um “adversário” e a defenderem com determinação a soberania tecnológica, militar e política do bloco comunitário, num apelo ao fortalecimento da autonomia estratégica face a um aliado cada vez mais imprevisível.

O documento, publicado em 5 de dezembro, marca um afastamento formal da doutrina da responsabilidade única dos Estados Unidos na ordem global, ao mesmo tempo em que expressa a intenção de buscar estabilidade estratégica com a Rússia e reconhece abertamente as divergências com a Europa.

Analistas locais veem na declaração um reflexo da profunda deterioração nas relações transatlânticas, enquanto a estratégia confirma uma mudança de era em relação ao velho continente.

mem/ehl/amp/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa