Ao final da cerimônia, Minh Chinh e Manet mantiveram conversações nas quais ambos concordaram em valorizar altamente a importância da abertura deste posto fronteiriço para fortalecer os laços econômicos, comerciais e interpessoais.
Além disso, eles ratificaram sua determinação em modernizar a infraestrutura de trânsito transfronteiriço para gerar um novo impulso em favor do desenvolvimento econômico regional e apontaram a necessidade de manter a segurança e a ordem na zona limítrofe, prevenir a criminalidade transfronteiriça, o contrabando e as atividades ilegais.
Nesse sentido, o jornal eletrônico governamental destacou que eles defenderam a rápida assinatura dos acordos sobre a “Gestão de passagens fronteiriças” e sobre o “Regulamento de gestão fronteiriça” para contribuir para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento de ambos os países no novo período.
Minh Chinh e Manet também concordaram em reconhecer que, durante o último ano, ambos os governos implementaram eficazmente as conclusões das reuniões bipartidas e tripartidas realizadas em fevereiro passado, alcançando numerosos resultados substanciais.
Por outro lado, as relações políticas e externas foram consolidadas e melhoradas continuamente, e os mecanismos de colaboração bilateral, incluindo a XIII Conferência de Cooperação e Desenvolvimento das Províncias Fronteiriças (de 27 a 29 de novembro), demonstraram ser eficazes.
A cooperação em defesa e segurança é cada vez mais substancial, enquanto nas áreas econômica, comercial e de investimento cresceu consideravelmente.
O comércio bilateral atingiu US$ 10,4 bilhões nos primeiros 11 meses do ano corrente, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2024, pelo que se espera que atinja US$ 12 bilhões no final de 2025.
O Vietnã é atualmente o quinto maior investidor estrangeiro no Camboja, enquanto a nação vizinha é, por sua vez, o segundo maior destino dos investimentos vietnamitas além de suas fronteiras.
No que diz respeito à cooperação fronteiriça e territorial, a reunião constatou que os notáveis progressos alcançados evidenciam a boa vontade e a determinação de ambas as partes em construir uma fronteira pacífica, amigável, estável, cooperativa e desenvolvida.
ro/mpm/bm





