Segunda-feira, Dezembro 08, 2025
NOTÍCIA

Canal do Panamá registra aumento no tráfego de navios

Cidade do Panamá, 8 dez (Prensa Latina) O tráfego de embarcações pelo Canal do Panamá começou o ano fiscal (1º de outubro de 2025 a 30 de setembro de 2026) com um crescimento de 5,6%, segundo um relatório oficial divulgado hoje.

De acordo com o estudo da Autoridade do Canal do Panamá (ACP), o indicador é impulsionado pelo aumento do comércio de importações e exportações devido à temporada de Natal e Ano Novo, e pelas previsões de alguns comerciantes de enviar a punição das tarifas futuras sobre as mercadorias por parte dos Estados Unidos.

Em detalhes, em outubro — primeiro mês do ano fiscal — foram registrados 1.029 trânsitos, 55 a mais do que no mesmo mês do ano fiscal de 2025, quando foram registrados 974.

O administrador da ACP, Ricaurte Vásquez, destacou que na última terça-feira, 2 de dezembro, transitaram 38 navios, levando em conta que a capacidade máxima pode estar entre 36 e 38 travessias por dia.

No resumo apresentado aos clientes, referente ao mês de outubro, indica-se que a média de trânsitos foi de 33,2 por dia, e a operação diária com maior volume atingiu 38 travessias, enquanto a menor ficou em 28. O tempo médio de trânsito foi de 10,5 horas por travessia.

Por segmento, o tráfego de navios porta-contêineres somou 242 em outubro, mantendo a posição do segmento com maior demanda.

Vázquez explicou que os resultados de outubro e novembro (embora estes últimos ainda não tenham sido publicados) foram muito positivos e ficaram acima do estimado.

No entanto, ele alertou que grande parte da carga que está chegando — especialmente em contêineres — busca antecipar-se à aplicação de tarifas e abastecer os estoques para a temporada de Natal.

Após as festas, esse volume de carga não se manterá, antecipou Vázquez, para depois precisar à imprensa que a rota interoceânica movimenta aproximadamente 6% do comércio da economia global.

mem/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa