Domingo, Dezembro 07, 2025
NOTÍCIA

Estudo em El Salvador revela morte lenta do rio Lempa

San Salvador, 7 de dez (Prensa Latina) Organizações comunitárias e ambientalistas lançam hoje um pedido de socorro diante da morte lenta do rio Lempa, importante aquífero da Guatemala, Honduras e El Salvador.

A Rede Trinacional pelo Rio Lempa apresentou os resultados de um estudo que revela as variações na qualidade e quantidade da água, bem como a presença de contaminantes nesta bacia trinacional que, no caso de El Salvador, fornece água a mais de cinco milhões de pessoas.

“A vida do rio Lempa está se reduzindo praticamente a nada, e isso vai afetar a todos nós. Mais de 5 milhões de habitantes enfrentam uma degradação acelerada, que exige ações imediatas para sua recuperação e gestão sustentável”, afirma o relatório citado pelo jornal Colatino.

O documento precisou que, nos últimos 15 anos, o rio mostra uma clara tendência de deterioração da qualidade da água ao longo de todo o seu curso, desde sua nascente na Guatemala até chegar ao Oceano Pacífico.

“Os cursos dos rios estão se reduzindo e, além disso, estamos ficando sem água em El Salvador, Guatemala e Honduras no curso do rio Lempa, o que já vinha sendo anunciado há mais de 25 anos”, precisou.

As causas da deterioração “são todas as ações que nós, seres humanos, realizamos, a indústria, as cidades, o comércio, mas também é fundamental a falta de ação dos Estados e a aplicação das leis”, explicou Héctor Aguirre, gerente da Comunidade Trinacional Fronteiriça do Rio Lempa.

Em seus comentários, Aguirre foi categórico ao afirmar que “o rio Lempa está enfrentando limitações para cumprir sua missão de nos dar vida”, enquanto José Ramiro García, professor do Centro Universitário do Leste da Universidade San Carlos da Guatemala (USAC), destacou a redução da qualidade da água.

“O índice de qualidade da água no rio Lempa, em média, pode ser classificado como regular, com valores acima de 60 pontos. Ao comparar os dados com os obtidos em 2010, a água na parte alta do curso era boa, com um índice acima de 70 pontos. Nos últimos 16 anos, o valor da qualidade da água reduziu 10 pontos”, indicou.

Mais de 5,4 milhões de pessoas dependem diretamente do rio Lempa, cuja bacia é a mais extensa da encosta do Pacífico, percorre 422 quilômetros pela Guatemala, Honduras e El Salvador e articula 214 municípios e distritos.

As estatísticas refletem que o sistema hídrico trinacional abastece 80% da água potável urbana e mais de 60% da energia hidrelétrica de El Salvador, sustentando a agricultura, a pesca e a economia familiar de milhões de habitantes.

oda/lb/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa