Quinta-feira, Dezembro 04, 2025
NOTÍCIA

Canal do Panamá com concessões portuárias em sua bacia hidrográfica

Cidade do Panamá, 4 de dez (Prensa Latina) A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) avança hoje com as etapas preliminares para a concessão dos portos de Corozal (Pacífico) e da Ilha Telfers (Atlântico), vitais para a diversificação de suas operações.

Segundo o administrador da ACP, Ricaurte Vázquez, ambos os projetos são fundamentais para expandir a capacidade logística e de transbordo na região.

Por sua vez, o Ministro de Assuntos do Canal, José Ramón Icaza, após a apresentação oficial desses projetos em 27 de outubro, afirmou que reuniões individuais estão sendo realizadas esta semana com empresas interessadas para obter uma compreensão precisa de suas expectativas, tendências de demanda e oportunidades de carga e descarga na área.

“Estamos ouvindo o mercado para entender claramente seus interesses e como ele prevê a demanda por transbordo na região. Com essas informações, avançaremos com o processo de pré-qualificação, que levará ao processo formal de licitação em 2026”, declarou.

Questionado sobre o andamento do projeto do gasoduto, Icaza explicou que se trata de um processo separado, mas que avança em paralelo com as concessões portuárias.

O funcionário lembrou que a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) entrou em contato com o mercado em 18 de setembro, ocasião em que um número significativo de empresas do setor energético manifestou interesse na iniciativa.

Posteriormente, na terceira semana de novembro, uma equipe liderada por Vásquez realizou reuniões individuais com empresas do setor em Houston, Texas, com o objetivo de identificar oportunidades e avaliar o interesse do mercado.

“Estamos atentos ao mercado para entender onde estão as oportunidades para o Panamá, com essas informações, combinadas com a inteligência de mercado e os estudos já realizados, poderemos ajustar o processo licitatório, que também está previsto para 2026”, explicou.

O Canal do Panamá conecta 180 rotas a 1.920 portos em 170 países ao redor do mundo, e cinco por cento do comércio marítimo global passa por ele.

mem/ga / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa