Jara, representante de uma coalizão de partidos de esquerda, progressistas e social-democratas, além da Democracia Cristã, e Kast, do Partido Republicano (extrema direita), se enfrentarão em um fórum organizado pela Associação de Radiodifusores do Chile (Archi).
O encontro será marcado pelas ameaças de Kast contra os migrantes, aos quais, segundo ele, restam 100 dias para deixar o país e, caso não o façam, terão que sair com o que têm nas mãos.
Recentemente, vários meios de comunicação divulgaram a notícia de uma maior presença de indocumentados na fronteira com o Peru, o que foi desmentido pelas autoridades.
Kast defende a expulsão em massa de migrantes e disse que, se chegar à presidência, o fará por meio de aviões, ônibus ou barcos.
Um grupo de ex-ministros das Relações Exteriores considerou inaceitável que, para fins eleitorais, se tensionem desnecessariamente as relações com países vizinhos ou se formulem propostas que desconhecem as limitações práticas e jurídicas de eventuais processos de expulsão em massa.
O debate convocado pela Archi ocorrerá em um momento de alta tensão regional devido às ameaças dos Estados Unidos de uma agressão militar contra a Venezuela, e é muito provável que o assunto venha à tona no encontro. Este será o penúltimo confronto entre os candidatos antes do segundo turno das eleições, em 14 de dezembro.
Para o dia 9 está previsto o fórum organizado pela Associação Nacional de Televisão (Anatel), que reúne os canais abertos.
rgh/car/bm





