Quarta-feira, Dezembro 03, 2025
NOTÍCIA

Alerta no Panamá sobre aumento de casos de dengue

Cidade do Panamá, 3 dez (Prensa Latina) As autoridades sanitárias do Panamá alertaram hoje sobre o aumento de casos e mortes por dengue e pediram o reforço das ações comunitárias de prevenção.

De acordo com o relatório do Ministério da Saúde (Minsa), até o momento foram registrados 14.349 pacientes no ano, dos quais 12.733 sem sinais de alarme, 1.517 com sinais de alarme e 99 casos de dengue grave.

O estudo especifica que, até o momento, 1.393 pacientes precisaram ser hospitalizados devido a complicações e, até agora, em 2025, foram confirmadas 24 mortes associadas à doença.

As mortes são registradas principalmente em Chiriquí e Bocas del Toro, seguidas pelas regiões Metropolitana, Darién, Panamá Este, Coclé e pelo distrito de San Miguelito, na capital.

A região metropolitana lidera o número de casos, com 4.422 pessoas infectadas, seguida por San Miguelito, Panamá Oeste, Panamá Norte, Chiriquí, Bocas del Toro, Veraguas, Los Santos e Colón. Outras regiões, como Panamá Este, Herrera, Darién, Coclé, a Comarca Ngäbe-Buglé e Kuna Yala também registram casos, embora em menor proporção.

A taxa de incidência nacional para essa semana é de 314 casos por cada 100 mil habitantes, e os grupos com maior número de contágios são pessoas entre 10 e 49 anos.

O Minsa insistiu na importância de eliminar recipientes em desuso que acumulam água, como latas, garrafas e pneus.

Além disso, reiteraram a importância de limpar regularmente os arredores das residências.

O Ministério da Saúde informou que mantém operações intensificadas de controle de vetores em todo o país, mas ressaltou que o sucesso dessas ações depende da participação ativa da população.

oda/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa