Explicou que se trata da primeira redução do limite de referência desde 2015, depois que as sete principais instituições bancárias do país, incluindo o Santander UK, superaram os testes de estresse.
Em seu relatório de estabilidade financeira, publicado nesta terça-feira, o Comitê de Política Financeira do Banco da Inglaterra confirmou que Barclays, HSBC, Lloyds Banking Group, NatWest Group, Santander UK, Standard Chartered e Nationwide mantinham capacidade de apoiar a economia.
Essas instituições financeiras representam cerca de 75% dos empréstimos do país e podem manter sua capacidade de apoio em um cenário de estresse.
Em termos agregados, o sistema bancário britânico iniciou o teste com um rácio de capital ordinário de nível 1 (CET1) de 14,5%, que desceria, no pior cenário, para 11% durante o primeiro ano da situação de stress.
Isso equivale a uma redução agregada de capital de 3,5 pontos percentuais, embora ainda mantivesse um excedente de capital de 60 bilhões de libras (68,335 bilhões de euros).
Esses números indicam que o setor bancário do Reino Unido seria resiliente diante de um cenário severo, mas plausível.
mem/rfc/bm





