Quarta-feira, Dezembro 03, 2025
NOTÍCIA

Países da OPEP+ compensarão sua superprodução

Viena, 1 dez (Prensa Latina) Os operadores de matérias-primas estão atentos a uma mensagem divulgada hoje, na qual quatro nações com superprodução de combustível terão que realizar um processo de compensação.

Esse relatório indica que quatro dos oito membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) que aplicam cortes voluntários à sua produção de petróleo bruto terão que realizar uma compensação.

Esses países são Iraque, Emirados Árabes Unidos (EAU), Cazaquistão e Omã, e terão que compensar a superprodução de 4.589 milhões de barris por dia (mb/d) até julho de 2026, anunciaram.

A Secretaria da OPEP recebeu planos de compensação atualizados dos países mencionados, quando o órgão publica o calendário de compensações.

O Iraque compensará o excesso de produção de 947 mil barris por dia (b/d) entre janeiro de 2025 e junho de 2026; os EAU, 244 mil b/d, e Omã, 41 mil b/d.

A maior compensação, de 3.357 milhões de barris por dia, caberá ao Cazaquistão.

Eles apontaram que oito membros do acordo OPEP+ (Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Cazaquistão, Kuwait, Omã e Rússia) aplicam cortes voluntários além dos limites estabelecidos.

O Kuwait e a Rússia cumpriram seus planos de compensação por superprodução.

No domingo, a OPEP+ confirmou na reunião dos chefes de todas as delegações que as cotas atuais permanecerão em vigor até o final de 2026.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa