Por Carmen Esquivel
Esse é um dos acordos adotados no XXIX Encontro Nacional, que aconteceu durante dois dias na cidade portuária de Valparaíso, com a participação de delegados de diferentes regiões.
O evento também concordou em fortalecer a luta contra o bloqueio dos Estados Unidos à ilha e em continuar apoiando a campanha “Um Furacão de Solidariedade para Cuba” para ajudar as vítimas da passagem do furacão Melissa pela parte leste do país caribenho.
Durante a cerimônia de encerramento, o embaixador no Chile, Oscar Cornelio Oliva, concedeu a Ordem da Solidariedade, outorgada pelo Conselho de Estado, a Pedro Bronzic, e entregou a Medalha da Amizade ao escritor Luis Aguilera.
A reunião contou com a presença de delegados de Coquimbo, La Serena, Santiago, Talca, Valdivia, Ovalle, Concepción, Valparaíso, Viña del Mar, entre outras cidades.
Foram dois dias de trabalho intenso, que incluíram uma manifestação com bandeiras em solidariedade a Cuba, uma marcha pela rua central Condell até a praça Victoria e a inauguração no Teatro Insomnia.
Para a vereadora de Valparaíso e membro da Casa da Amizade com os Povos, Alicia Zúñiga, este foi um encontro proveitoso, resultado do trabalho realizado com o apoio de diversos grupos desta cidade e de Viña del Mar.
“Acredito que Cuba hoje, mais do que nunca, precisa de apoio em vista dos efeitos devastadores do furacão Melissa e de um bloqueio mantido há mais de 60 anos que está causando sérios danos à sua economia”, disse Zúñiga à Prensa Latina.
O próximo encontro acontecerá no ano que vem, na Região Metropolitana de Santiago.
mem/car/hb





