Com 90 minutos de duração e concebido como uma homenagem à cidade de Havana por ocasião de seu 500º aniversário, Habana Selfies é uma comédia urbana de histórias entrelaçadas que tenta capturar a vida contemporânea da capital cubana a partir de múltiplas perspectivas.
De acordo com a crítica, em sua estrutura coral — seis histórias independentes entrelaçadas por uma viagem noturna pela cidade — Santana aposta em um retrato íntimo, cotidiano e desmistificador de Havana.
A exibição do filme será realizada na Sala Pilar Aguirre da Cinemateca Nacional, onde o público poderá assistir a Bailando con Margot (2015), outro filme de Santana.
Ambientado em Havana em 1958, Bailando con Margot conta a história de Margot Fuentes, uma elegante viúva que vive cercada de rumores e segredos.
Sua vida dá uma guinada inesperada quando um valioso quadro desaparece de sua residência e ela se torna a principal suspeita.
Como parte da mostra, os amantes da sétima arte nesta nação centro-americana também poderão apreciar o filme “5 História de Amor e um Bolerón Desesperado” (2024).
Com 90 minutos de duração, o filme também é dirigido por Santana e conta com a coprodução do Instituto Cubano do Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), I4Films e Talentos Arte Audiovisual.
No âmbito da mostra, o próprio Santana, que também é um renomado roteirista cubano, oferecerá uma palestra no sábado intitulada “O cinema contemporâneo e seu novo desafio na região”.
otf/ybv/bm





