Sexta-feira, Novembro 28, 2025
NOTÍCIA

Aumentam as tensões na cúpula política haitiana

Porto Príncipe, 28 nov (Prensa Latina) As tensões na cúpula política haitiana estão aumentando porque alguns querem expulsar do poder o primeiro-ministro, Alix Didier, e outros consideram que isso seria um passo em falso no panorama atual da nação caribenha.

“Essa mudança na cúpula do governo, quase dois meses antes de 7 de fevereiro de 2026, seria um duro golpe aos esforços já em andamento para restaurar a segurança e organizar as eleições”, argumentou o chefe do Conselho Presidencial de Transição do Haiti (CPT), Laurent Saint-Cyr.

O líder do CPT explicou que certos ajustes sempre podem ser considerados para revitalizar a ação governamental, mas, nesta fase, ele não pode apoiar uma decisão que rompa o equilíbrio e enfraqueça uma instituição já comprovada.

Se isso ocorrer, observou ele, estará em risco a estabilidade mínima necessária para concluir a transição.

O CPT deve devolver ao Haiti o caminho da dignidade, legitimidade democrática, estabilidade e soberania e garantir o funcionamento correto das instituições estatais, afirmou Saint-Cyr, citado pelo jornal Le Nouvelliste.

Em suas palavras dirigidas aos membros do CPT, Louis Gérald Gilles, Edgard Leblanc e Fritz Alphonse, que assinaram uma moção para expulsar Didier do poder, ele disse: “Devo deixar claro que não concordo com essas medidas que contrariam minhas profundas convicções, meus princípios, minha consciência e o interesse superior do povo haitiano”.

Continuo a favor da estabilidade, do rigor que deve orientar a ação pública, da luta resoluta contra a insegurança e do respeito pela independência do Conselho Eleitoral Provisório, acrescentou Saint-Cyr.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa