O Parlamentar manifestou essa gratidão em carta enviada ao embaixador cubano, Antonio Pardo, encarregado de negócios no Uruguai, por ocasião do 18º aniversário da chegada de uma brigada médica que, ao longo dos anos, salvou a visão de milhares de uruguaios.
“Desejo expressar minha gratidão e reconhecimento à República de Cuba pela generosidade e profissionalismo dos médicos que compõem a ‘Brigada Solidariedade’, por seu compromisso e dedicação no 18º aniversário da Operação Milagre no Uruguai”, afirma a carta.
Trata-se de um programa promovido pelos líderes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez, com o objetivo principal de tratar cataratas em pessoas de baixa renda em todo o continente, e que continua a sustentar o contingente médico cubano presente no país.
Antonini observou que o acordo de cooperação entre o Uruguai e Cuba permitiu que milhares de pessoas das comunidades mais vulneráveis do país sul-americano recuperassem a visão por meio de exames e cirurgias oftalmológicas.
O impacto positivo do programa na qualidade de vida da população é recebido com satisfação e gratidão, garantindo o direito dos cidadãos à saúde, conclui a carta.
No dia anterior, a Diretoria do Departamento de Montevidéu, por decisão unânime dos conselheiros e das forças políticas ali representadas, realizou uma sessão para homenagear a cooperação médica de Cuba e o trabalho dos profissionais de saúde cubanos alocados no Hospital Oftalmológico “José Martí”.
npg/ool / fav





