De acordo com a fonte, companhias aéreas como Avianca e Latam Airlines lideram o aumento internacional do tráfego de passageiros, com uma participação conjunta de 56%, enquanto o âmbito nacional registrou uma queda de mais de 2%.
A informação acrescentou ainda que a Colômbia registra 1.520 frequências semanais diretas, representadas por 29 companhias aéreas que cobrem 112 rotas e oferecem 259.650 assentos por semana, com um aumento da oferta de 11%.
De acordo com a presidente executiva da Anato, Paula Cortés, esse fortalecimento também se reflete no comportamento do tráfego aéreo internacional de passageiros, que aumentou 7,3% entre janeiro e setembro de 2025.
A Avianca e a Latam Airlines lideram o crescimento internacional do tráfego de passageiros, com variações de 14,1% e 14,9%, respectivamente, enquanto companhias aéreas americanas como a American Airlines (com um declínio de 33%) e a Spirit Airlines (com menos 18,5%) apresentam recuos significativos.
“A ampliação de rotas, frequências e oferta de companhias aéreas para mercados estratégicos e em crescimento, como Brasil, Peru e Espanha, impulsionam a chegada de visitantes e, consequentemente, os gastos com turismo, consolidando a Colômbia como um destino internacional cada vez mais atraente”, observou Cortés a esse respeito.
jcm/ifs/bm





