O ministro dos Transportes e Logística, Alemu Seme, destacou que a Iniciativa Legado Verde, lançada pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed em 2019 e que já acumulou mais de 40 bilhões de mudas de árvores plantadas, impulsiona a construção de uma economia verde juntamente com a expansão de meios movidos a energias renováveis.
Outras estratégias incluem o aumento da montagem local desses veículos, a instalação de infraestruturas de carregamento público e a expansão das frotas em várias cidades.
Seme garantiu que o compromisso do país africano o tornou merecedor de sediar a 32ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP32) em 2027. A Etiópia recebeu o apoio do Grupo de Negociadores Africanos e da COP30, realizada recentemente em Belém, Brasil.
Por outro lado, explicou que a segunda edição da Exposição e Feira Movilidad Etio-Verde 2025 será realizada de 18 a 21 de dezembro no Centro Internacional de Convenções de Adis Abeba.
O evento reunirá fabricantes de veículos que utilizam fontes de energia renováveis, fornecedores de tecnologia, organizações internacionais e instituições de pesquisa e desenvolvimento.
Espera-se que desempenhe um papel fundamental no avanço da economia verde da Etiópia a partir de seus debates conjuntos que abordarão os desafios e soluções dentro do setor e promoverão a colaboração entre as partes interessadas.
lam/nmr/bm





