A leitura da obra e sua distribuição gratuita ocorrerão no auditório da Faculdade de Direito, com a presença de membros do Movimento de Solidariedade com a maior das Antilhas, cubanos residentes, membros de organizações sindicais e diplomatas da ilha credenciados na nação neogranadina.
Conforme divulgado anteriormente pela Cátedra Fidel Castro, a homenagem constitui um ato de agradecimento do povo colombiano ao revolucionário cubano por sua luta incansável pela paz.
O evento contará também com a apresentação dos artistas Rodrigo Jaramillo e Andrés Rodríguez.
“A História Me Absolverá” é a alegação de autodefesa de Fidel Castro durante o julgamento contra ele, iniciado em 16 de outubro de 1953 pelos ataques aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, nas cidades orientais de Santiago de Cuba e Bayamo, respectivamente, ocorridos em 26 de julho daquele mesmo ano.
Durante esse processo judicial, o então licenciado em Direito Civil decidiu assumir sua própria defesa, o que posteriormente se tornou um livro.
No documento, ele apontou o que considera os males da Cuba da época, resumidos em seis problemas fundamentais: a terra, a industrialização, a habitação, o desemprego, a educação e a saúde.
A Cátedra Fidel Castro anunciou recentemente que está promovendo na Colômbia uma campanha para comemorar o centenário do nascimento do líder cubano, a ser celebrado em 13 de agosto de 2026, e descreveu várias atividades que serão realizadas nos próximos meses.
Entre elas está uma iniciativa para arrecadar doações para o Centro Fidel Castro, em Havana, e a elaboração de uma escultura em bronze do lutador.
Além disso, estão planejadas jornadas para a apresentação de livros em diferentes cidades; debates; atividades com crianças de Cuba e da Colômbia; um concurso de ilustração e uma exposição de fotografias, entre outras ações de homenagem.
npg/ifs/bm





