Segunda-feira, Novembro 24, 2025
NOTÍCIA

Rússia e Irã anunciam lançamento de nova rota marítima de contêineres

Moscou, 24 nov (Prensa Latina) As rotas de transporte de contêineres Rússia-Irã-Índia e Rússia-Irã-China serão abertas como parte do Corredor Norte-Sul em 2026, anunciou hoje o chefe da empresa naval russa Rosmorrechflot, Andrei Tarasenko.

Conforme destacado pelo executivo nesta segunda-feira no contexto do fórum Semana do Transporte 2025, que está sendo realizado na capital russa, o lançamento do transporte marítimo de contêineres entre a Rússia, o Irã, a Índia e a China está previsto para 2026.

Tarasenko lembrou que, em abril de 2025, foram realizadas negociações em Teerã entre o Porto Comercial Marítimo de Majachkalá, a empresa iraniana IRISL e sua subsidiária Khazar Sea Shipping Lines, onde foi alcançado um acordo sobre o transporte marítimo de contêineres multiformato.

Também enfatizou que há planos para lançar o transporte ao longo das rotas Rússia-Irã-Índia e Rússia-Irã-China.

Acrescentou que o transporte é organizado no âmbito do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, que permitirá à Rússia acessar o Oceano Índico e garantir o desenvolvimento dos fluxos de trânsito, independentemente da afiliação territorial da carga.

Tarasenko destacou o acordo entre a Rússia e o Irã para estabelecer uma linha conjunta de contêineres e selecionar uma rota benéfica para ambos os países. Também anunciou que o consórcio marítimo conjunto regulará as tarifas das escalas dos navios de carga para que as rotas sejam atraentes para os transportadores.

Além de Majachkalá, Sviyazhsk, São Petersburgo e os terminais em construção estão sendo considerados como centros russos. A escolha do porto dependerá da conveniência e da rentabilidade do transporte de carga.

Anteriormente, uma importante empresa naval chinesa anunciou o lançamento de serviços regulares de transporte de contêineres durante o verão ao longo da rota do Ártico entre a Ásia e a Europa a partir de 2026.

ro/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa