Sexta-feira, Novembro 21, 2025
NOTÍCIA

Atacam outra escola na Nigéria e sequestram mais 50 estudantes

Abuja, 21 nov (Prensa Latina) Um grupo de homens armados assaltou hoje uma escola católica no centro da Nigéria e sequestrou cerca de 50 estudantes que se encontravam no local, informaram as autoridades locais.

O fato ocorre poucos dias após outro sequestro de 25 alunas neste país africano por um grupo de homens armados em uma escola secundária no estado de Kebbi, no noroeste do país, a maioria das quais continua desaparecida.

Desta vez, a ação ocorreu na Escola de Santa Maria, uma instituição católica na comunidade de Papiri, na comunidade de Agwara, no estado de Níger.

De acordo com a emissora de televisão local Arise TV, o governo do estado de Níger condenou o sequestro e afirmou que o incidente ocorreu apesar das advertências prévias dos serviços de inteligência sobre o aumento das ameaças em algumas áreas do Distrito Senatorial Norte.

As autoridades ordenaram o fechamento temporário de todos os internatos dentro da área afetada, mas essa escola retomou as atividades acadêmicas sem notificar ou solicitar autorização ao governo estadual, expondo assim os alunos e funcionários a um risco evitável, apontam as fontes.

Observadores políticos lembram que este é já o segundo incidente deste tipo em menos de uma semana, em meio a tensões entre a Nigéria e os Estados Unidos pela situação da minoria cristã neste país, após recentes ameaças do presidente Donald Trump de invadir a Nigéria diante do que ele qualifica como uma campanha de assassinatos contra cristãos pelas mãos de islamistas, acusação que foi categoricamente rejeitada pelo governo de Abuja.

mem/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa