Terça-feira, Novembro 18, 2025
NOTÍCIA

Mianmar e Índia firmam acordos para projetos de impacto rápido

Yangon, 18 nov (Prensa Latina) Mianmar e a Índia assinaram hoje 10 memorandos de entendimento para executar Projetos de Impacto Rápido (QIPs), destinados a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do país.

A cerimônia ocorreu no Ministério do Investimento e Relações Econômicas Exteriores, com a presença da titular dessa pasta, Wah Wah Maung, altos funcionários e o embaixador da Índia em Mianmar, Abhay Thakur.

Os acordos abrangem principalmente iniciativas de preservação digital de arquivos públicos, instalação de sistemas solares para comunidades étnicas afetadas por terremotos e a substituição de obras artísticas na pagode Maha Muni.

Também incluem a aquisição de equipamentos para obras públicas, a criação de um laboratório de inglês offline, um plano para obter variedades de alta produtividade de cultivos em Sagaing e a instalação de sistemas de bombeio solar em Mandalay.

A Índia concederá um financiamento total de 489 mil dólares para estes projetos, que serão supervisionados por comitês conjuntos de monitoramento.

Os QIPs são executados no marco do acordo bilateral firmado entre ambos os governos e preveem um aporte de 50 mil dólares por projeto.

Cinco iniciativas correspondentes a 2023-2024 e dez do ciclo 2024-2025 já foram implementadas, enquanto outras dez começarão no ano fiscal de 2025-2026.

Ambas as partes negociam novos QIPs para fortalecer o desenvolvimento comunitário e melhorar as condições de vida em Mianmar.

mem/nvo/liz/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa