Esta entidade, que é independente, fixou uma nova data para a realização das eleições gerais, um ato democrático que foi impossível de concretizar neste fim de semana na nação caribenha.
O primeiro turno das eleições legislativas e presidenciais está marcado para 30 de agosto de 2026, e o segundo turno ocorrerá em 6 de dezembro.
Segundo o calendário divulgado pelo jornal Le Nouvelliste, a campanha eleitoral para o primeiro turno começará em 15 de março e terminará em 29 de agosto de 2026.
Os resultados finais deste primeiro turno eleitoral serão publicados em 3 de outubro de 2026, precisou o jornal.
Entre 12 e 28 de agosto de 2026, o CEP planeja distribuir materiais eleitorais nos departamentos.
O jornal haitiano chama a atenção para o fato de que a maioria dos municípios dos dois principais departamentos do país (Oeste e Artibonite), onde se concentram mais de 60 por cento do eleitorado, estão total ou parcialmente controladas por gangues.
Le Nouvelliste recordou que as últimas eleições no Haiti foram em 2015, e estima que em 20 de janeiro de 2027 o país já terá seus novos líderes.
Segundo a fonte, o calendário eleitoral foi apresentado ao Conselho Presidencial de Transição.
As eleições gerais no Haiti estavam previstas para serem realizadas neste fim de semana, mas a violência exercida desde 2024 pelas gangues eliminou a possibilidade de realizar a consulta popular.
mem/joe/bm





