Sábado, Janeiro 10, 2026
NOTÍCIA

Uganda, centro da Semana da Industrialização Africana

Kampala, 17 nov (Prensa Latina) A partir de hoje, Uganda é o centro das atividades durante a semana do Dia da Industrialização da África, uma comemoração que celebra o progresso e reflete sobre os desafios do setor no continente.

A data foi declarada durante a XXV Sessão Ordinária da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1989, quando os chefes de Estado e de Governo reconheceram que a industrialização é fundamental para a independência econômica, a competitividade e a resiliência.

Essa declaração, posteriormente endossada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmou o desenvolvimento industrial como um marco fundamental para alcançar o crescimento e a transformação estrutural de longo prazo do continente.

Desde 2018, é comemorada com uma semana de eventos denominada “Semana da Industrialização de África”, uma mudança que permite discussões e atividades mais aprofundadas sobre o papel crítico do setor no desenvolvimento africano.

A comemoração oferece uma oportunidade para que os Estados-Membros, as Comunidades Econômicas Regionais, o setor privado, a sociedade civil e os parceiros de desenvolvimento renovem seu compromisso comum com a Agenda 2063, destacou um comunicado da União Africana.

Esta última prevê “uma África integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos seus próprios cidadãos e que representa uma força dinâmica no cenário global”.

Desde então, reconhece o texto, África tem registrado avanços significativos no seu panorama industrial. Setores como a indústria transformadora, a agroindústria, as tecnologias da informação e da comunicação estão a testemunhar um crescimento notável.

Esse progresso é impulsionado por uma força de trabalho jovem e dinâmica, juntamente com os crescentes investimentos em infraestrutura e avanços tecnológicos.

ro/nmr/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa