Domingo, Janeiro 11, 2026
NOTÍCIA

Egito enviou nova caravana de ajuda a Gaza

Cairo, 17 nov (Prensa Latina) A Meia Lua Egípcia enviou seu 73º comboio à Faixa de Gaza com 9.300 toneladas de ajuda para mitigar a crise humanitária que os palestinos vivem lá, anunciou hoje a organização.

A instituição precisou em um comunicado que a caravana foi enviada ontem com dezenas de milhares de itens de socorro diante da chegada iminente do inverno e das chuvas, que já começaram a atingir o enclave costeiro.

Destacou que incluiu 5.500 toneladas de alimentos, 2.400 de suprimentos médicos e de socorro, 1.400 de combustível, bem como 106 mil cobertores, mais de 1.350 colchões, 40 mil peças de roupa e 4.450 tendas.

A Meia Lua Egípcia destacou que, desde o início da operação Zad El-Azza: Do Egito a Gaza, em 27 de julho, foram entregues mais de 130 mil toneladas de ajuda, em coordenação com a ONU e parceiros internacionais.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores do país, Badr Abdelatty, revelou que o Egito forneceu 70% de toda a ajuda que entrou na Faixa desde o início da agressão israelense, em outubro de 2023.

Desde então, Cairo entregou mais de 665 mil toneladas, com o apoio de 943 voos internacionais e 617 remessas marítimas.

Este país norte-africano também coordenou a entrada nesse território palestino de 214 ambulâncias e 91 mil toneladas de combustível.

Mais de 69 mil palestinos morreram como consequência da campanha bélica lançada por Israel, segundo dados oficiais.

As autoridades da Faixa alertaram nos últimos dias que, apesar da trégua em vigor, a crise humanitária na região é grave e advertiram que ela pode se agravar com a chegada das baixas temperaturas.

ro/rob/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa