Segunda-feira, Novembro 17, 2025
NOTÍCIA

Atores da sociedade haitiana debatem projeto preliminar eleitoral

Porto Príncipe, 17 nov (Prensa Latina) Atores institucionais e representantes da sociedade civil do Haiti debateram o anteprojeto do decreto eleitoral de 2025, um dos temas mais cruciais para reviver a vida política da nação caribenha, informou hoje a imprensa local.

A discussão contou com o apoio do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), precisou o jornal digital Haiti Libre.

Recentemente, o CEP divulgou o documento de 103 páginas com mais de 400 artigos.

Este decreto abre caminho para o voto da diáspora e concede um lugar às mulheres por meio de restrições e bônus aos partidos, grupos ou aglomerações políticas.

O texto esclarece que o CEP é responsável por planejar, organizar, administrar e controlar as operações eleitorais em todo o território da República e nas comunidades haitianas da diáspora devidamente identificadas.

Especifica que serão eleitos três senadores por cada departamento. Aquele que obtiver o maior número de votos terá um mandato de seis anos, o segundo terá quatro anos e o último, com menos votos a seu favor, exercerá suas funções por apenas dois anos.

Cada departamento deverá apresentar entre seus três candidatos a senador uma mulher, enfatiza o documento.

Caso não haja três candidatos, e haja apenas dois, um deles deve ser do sexo feminino, comenta o texto citado pelo jornal Haiti Libre.

“Todo partido, agrupamento ou agrupamento de partidos políticos que apresentar uma lista com mais de 50% de candidatas a deputadas se beneficiará.

O mesmo é 50% superior ao financiamento fornecido pelo Estado.

As candidatas recebem uma redução de 50% nas taxas no momento da inscrição.

O Projeto de Decreto Eleitoral destaca que qualquer inscrição de uma pessoa com deficiência recebe um desconto de cinquenta por cento na taxa no momento da inscrição.

Qualquer candidato com mestrado, destaca o documento, beneficia de um desconto de 20% nas taxas de inscrição, e no caso de ter um doutorado, o desconto seria de 30%.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa