Quinta-feira, Novembro 13, 2025
NOTÍCIA

Myanmar permitirá que investimento chinês atraia capital estrangeiro

Yangon, 13 nov (Prensa Latina) O governo de Mianmar anunciou hoje que implementará medidas para permitir investimentos diretos em yuans, com o objetivo de dinamizar a entrada de capital estrangeiro e fortalecer a cooperação econômica com a China.

Durante uma reunião entre o Ministério do Investimento e Relações Econômicas Exteriores e associações empresariais Mianmar-China, a ministra do setor, Wah Wah Maung, confirmou que o país se prepara para aceitar oficialmente investimentos.

Até o momento, o dólar americano era a única moeda estrangeira autorizada para investimento direto. No entanto, as autoridades buscam facilitar o uso do yuan por meio de acordos com o Banco Central de Mianmar.

O principal objetivo dessa medida é abrir contas nessa moeda e estabelecer mecanismos de câmbio yuan-kyat.

Também foi discutida a possibilidade de realizar pagamentos diretos a bancos chineses, permitir o uso do yuan em transações domésticas e autorizar seu transporte para operações empresariais.

Ambos os países assinaram ainda um acordo bilateral de promoção e proteção de investimentos, que garante segurança jurídica e condições para os negócios.

A China é atualmente o segundo maior investidor em Mianmar, com projetos concentrados nos setores de energia, manufatura, agricultura e transporte.

mem/nvo/liz/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa