Quarta-feira, Novembro 12, 2025
NOTÍCIA

Reabertura do governo dos EUA será votada na Câmara dos Deputados

Washington, 12 de nov (Prensa Latina) A Câmara dos Representantes dos EUA votará hoje o pacote de financiamento que encerraria a paralisação governamental mais longa da história do país, após a aprovação final do projeto de lei pelo Senado.

Como planejado, a Câmara realizará a votação na quarta-feira, após receber de volta a legislação emendada que foi aprovada pelo Senado na noite de segunda-feira.

Após várias votações fracassadas no Senado, um acordo bipartidário foi anunciado, permitindo a reabertura do governo e garantindo o financiamento até 30 de janeiro. Oito senadores democratas desafiaram a liderança de seu partido para apoiar os republicanos.

Isso garantiu os 60 votos necessários para a aprovação da legislação. Os críticos dos democratas apontam que, ao apoiarem o lado oposto do espectro político, eles abandonaram sua principal reivindicação: a prorrogação dos subsídios ampliados da Lei de Acesso à Saúde (conhecida como Obamacare), que expiram no final de 2025.

Os democratas que defenderam a paralisação do governo em prol de suas demandas relacionadas à saúde expressaram frustração quando seus colegas cruzaram as linhas partidárias para apoiar um acordo que não garante a aprovação da prorrogação desses subsídios.

Para o senador Andy Kim, o que “acabou de acontecer no Senado foi uma vergonha absoluta”, enquanto o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, agora enfrenta críticas de alguns progressistas frustrados.

Quando a temida paralisação ocorre, tudo para. Os funcionários federais não recebem salário e os programas governamentais deixam de receber financiamento.

Portanto, o acordo alcançado, que se espera que o presidente Donald Trump assine, restauraria serviços essenciais, como o financiamento do programa federal de assistência alimentar (os chamados vouchers SNAP), além de garantir o pagamento de centenas de milhares de funcionários federais.

Uma declaração do líder da maioria no Senado, o republicano Tom Emmer, afirmou que “as primeiras votações podem começar já às 16h (horário local) de quarta-feira, e várias rodadas de votação são esperadas”.

A atual paralisação do governo (em seu 43º dia) ultrapassou a de dezembro de 2018 a janeiro de 2019, que durou 35 dias. Essa paralisação ocorreu durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021).

rgh/dfm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa