Domingo, Novembro 09, 2025
NOTÍCIA

Senado dos EUA retoma sessão e busca avanços para reabrir o governo

Washington, 9 de nov (Presa Latina) O Senado dos Estados Unidos retomará hoje uma sessão extraordinária como parte da tentativa de pôr fim ao maior fechamento do governo na história do país, embora republicanos e democratas ainda não vislumbrem um avanço imediato.

O líder da maioria no Senado, John Thune, declarou à imprensa que continuarão se reunindo até que o governo seja reaberto. Eles estão trabalhando na versão final de um pacote de três projetos de lei de dotações de longo prazo que fariam parte do plano republicano para acabar com o impasse.

Por sua vez, os democratas fizeram uma proposta na sexta-feira para reabrir o governo em troca de uma prorrogação de um ano para os créditos fiscais de assistência médica, algo que os republicanos rejeitaram imediatamente.

Ontem, os senadores republicanos insistiram em suas críticas à Lei de Cuidados de Saúde Acessíveis (Affordable Care Act), mais conhecida como Obamacare, ecoando as propostas de Trump sobre a lei.

Neste sábado, mais de mil voos foram cancelados devido aos cortes relacionados com o encerramento do governo e os viajantes sofrem as consequências.

A Administração Federal de Aviação (FAA) ordenou às companhias aéreas que suspendessem os voos nos Estados Unidos, num momento em que a agência enfrenta uma escassez de controladores aéreos.

O secretário de Transportes, Sean Duffy, e o administrador da FAA, Bryan Bedford, anunciaram a decisão do governo Trump de que, a partir de sexta-feira, 10% dos voos em 40 aeroportos de “alto impacto” em todo o país seriam cortados.

Ao entrar neste dia 9 de novembro no 40º dia de paralisação parcial (shutdown) do governo federal, a realidade é uma só: ainda não há um avanço iminente entre republicanos (que controlam o Senado) e democratas.

mem/dfm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa