Em visita ao Santo Domingo de Guzmán, os Rojos do técnico nicaraguense Mario Acevedo buscarão dar um golpe de autoridade, consolidar a liderança e chegar a 12 vitórias, com apenas seis empates e uma única derrota.
Seus rivais e anfitriões, comandados pelo técnico local Fabricio Benítez, tentarão aproveitar o apoio de sua torcida entusiasmada para se aproximar, na tentativa de terminar em primeiro lugar na classificação, quando faltariam três rodadas para o fim.
O Guastatoya, em ascensão com duas vitórias consecutivas (agora na 12ª posição, com 18 pontos), jogará em seu estádio, o David Cordón, contra o sempre difícil Antigua GFC, atual campeão, que ocupa a terceira posição, graças aos seus 33 pontos.
Na véspera, o Comunicaciones conquistou uma importante vitória por 1 a 0 em casa, no Cementos Progreso, contra o Cobán Imperial, o que lhe permitiu sair momentaneamente da lanterna com 20 pontos, enquanto o Príncipes Azules caiu para o sétimo lugar com 22 pontos.
O Mictlán recebeu o Deportivo Marquense em La Asunción, que saiu com um empate em 1 a 1 graças ao meio-campista chapín William Amaya, que aos 83 minutos marcou um gol de fora da área.
O Aurora (quarto, 33 pontos) visitou o Malacateco em Santa Lucía e perdeu a chance de, com pelo menos um empate, garantir sua vaga na próxima fase.
O Toros continuou em alta, somando sua terceira vitória consecutiva com um gol aos 40 minutos do mexicano Ángel Adán López e subindo para a quinta posição, com 25 pontos.
O Xelajú MC subiu para o sexto lugar (22 pontos), ainda sem ter encontrado o seu melhor rendimento neste torneio, ao terminar sem golos no seu estádio Mario Camposeco contra o Achuapa (nono, 20).
O formato da competição do torneio Apertura 2025 compreende um todos contra todos em duas voltas, a partir do qual oito equipes seguirão para a fase final.
Os clubes com mais títulos na Guatemala são Comunicaciones e Municipal (32), Aurora FC (oito) e Xelajú MC (sete).
mem/znc/mb





