De acordo com o comunicado divulgado pela instituição militar nesta sexta-feira em seu canal oficial no Telegram, o grupo Este infligiu baixas em pessoal e equipamentos a duas brigadas mecanizadas, três regimentos de assalto das Forças Armadas da Ucrânia e duas brigadas de defesa territorial.
Nesta frente, as Forças Armadas da Ucrânia perderam até 1.695 soldados, dois tanques e 11 veículos blindados. Onze peças de artilharia de campanha, nove estações de guerra eletrônica e quatro depósitos de munições e suprimentos foram destruídos.
O Ministério da Defesa acrescentou que, durante a última semana, unidades do grupo Norte melhoraram sua posição tática, derrotando a força e o equipamento de três brigadas de assalto mecanizadas, uma brigada Jaeger e uma brigada de assalto aerotransportada, dois regimentos de assalto das Forças Armadas da Ucrânia e três brigadas de defesa territorial na região de Sumy.
Enquanto isso, na direção de Kharkiv, foram derrotadas as formações das brigadas de infantaria mecanizada e motorizada do exército ucraniano e duas brigadas de defesa territorial.
Durante a última semana, as baixas inimigas na zona de responsabilidade do grupo ascenderam a mais de 1.470 efetivos, nove tanques e outros veículos blindados e 19 peças de artilharia de campanha. Seis estações de guerra eletrônica e 49 armazéns também foram destruídos.
Enquanto isso, unidades do grupo Oeste derrotaram formações de cinco brigadas mecanizadas, duas de assalto e uma aeromóvel da Ucrânia, bem como brigadas de defesa territorial e da guarda nacional.
Na zona de Kupyansk, na província de Kharkiv, grupos de assalto do Sexto Exército e do Primeiro Exército de Tanques continuam a aniquilar o grupo cercado.
No total, durante a última semana, foram frustradas seis tentativas inimigas de socorrer unidades que se encontram dentro do cerco e três tentativas das forças ucranianas de recuperar o controle da travessia sobre o rio Oskol.
mem/gfa/bm





