Quinta-feira, Novembro 06, 2025
NOTÍCIA

FAO prevê ampla participação na Cúpula do Clima COP30 no Brasil

Roma, 6 de nov (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou hoje seu plano de atividades para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, Brasil.

Um comunicado da assessoria de imprensa da FAO afirma que, durante a COP30, a FAO pretende destacar o papel fundamental de sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes para alcançar as metas climáticas e garantir a segurança alimentar global.

Nos dias 6 e 7 de novembro, o Diretor-Geral da FAO, Qu Dongyu, lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre e fará um Apelo à Ação sobre o Manejo Integrado de Incêndios Florestais. Ele fará um discurso sobre o tema na próxima sexta-feira.

A FAO destacará seu compromisso em expandir a colaboração com países e parceiros para manter a agricultura e a segurança alimentar no centro das discussões sobre a Meta Global de Adaptação, promovendo também as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e os Planos Nacionais de Adaptação (PNAs).

A FAO destacará seu compromisso em expandir a colaboração com países e parceiros para manter a agricultura e a segurança alimentar no centro das discussões sobre a Meta Global de Adaptação, promovendo também as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e os Planos Nacionais de Adaptação (PNAs).

A FAO também apoiará a Agenda de Ação da Presidência da COP30, que inclui novas iniciativas sobre agricultura, florestas e bioeconomia, e coorganizará o Pavilhão de Alimentos e Agricultura com o Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola (CGIAR) e contribuirá para o Pavilhão Florestal, juntamente com a Parceria Colaborativa sobre Florestas.

Em 10 de novembro, será apresentado o Aquadapt, uma estrutura para adaptação prática às mudanças climáticas na aquicultura, juntamente com uma atualização sobre as descobertas científicas relativas às interações entre agricultura, sistemas alimentares e mudanças climáticas.

Em 17 de novembro, a FAO divulgará seus novos relatórios sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sistemas agroalimentares e uma atualização sobre as descobertas científicas relativas às interações entre agricultura, sistemas alimentares e mudanças climáticas.

Em 18 de novembro, serão discutidas as análises dos Planos Nacionais de Adaptação (PNAs) globais.

No dia 19 de novembro, a iniciativa global sobre Investimento em Agricultura Resiliente para Degradação Líquida Zero da Terra (RAIZ), que visa beneficiar o clima, a biodiversidade, a segurança alimentar e o combate à desertificação, será lançada neste fórum.

Também nesse dia, será divulgado o relatório de 2025 sobre Financiamento do Desenvolvimento Relacionado ao Clima em Sistemas Agroalimentares: Tendências Globais e Regionais, bem como outro relatório sobre os Benefícios Climáticos e de Biodiversidade das Florestas e Árvores para a Agricultura.

Entre os tópicos a serem discutidos na COP30 em Belém, a pedido da FAO, estão Calor Extremo e Agricultura: Impactos, Riscos e Adaptação, e Alcançando uma Transição Justa para os Sistemas Agroalimentares, acrescenta a fonte.

mem/ort / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa