Quinta-feira, Novembro 06, 2025
NOTÍCIA

Cuba adiciona novos médicos ao seu exército de jalecos brancos

Camagüey, Cuba, 6 de nov (Prensa Latina) Cuba formou hoje mais 600 jovens pela Universidade de Ciências Médicas de Camagüey, que juraram lealdade à sociedade e o compromisso de salvar vidas em qualquer lugar do mundo.

A cerimônia de formatura, realizada na Praça da Revolução, nesta cidade, teve como foco o centenário do líder do processo socialista, Fidel Castro, que definiu a saúde do povo como a coisa mais sagrada.

A cerimônia reuniu os novos profissionais de saúde, uma geração valiosa que escolheu a mais humana das profissões.

A formatura exemplifica as conquistas da saúde pública cubana, motivo de orgulho para a Revolução.

O reitor Lester Marrero enfatizou que esses profissionais, formados com excelência científica, política e moral, estão na linha de frente da luta contra a pandemia. “Precisamos de treinamento e recursos de ponta para a saúde em Cuba”, afirmou, citando o legado de Fidel.

Em seu discurso aos formandos, Daniela Acosta, da Faculdade de Odontologia, enfatizou o compromisso dos profissionais com o povo cubano, inspirando-se no legado de cientistas como Carlos J. Finlay e do guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara.

“Seremos fiéis a esta Revolução Socialista, jamais trairemos o povo e cumpriremos nossa responsabilidade de salvar vidas. Todo local de trabalho é um bastião de ideias”, afirmou Acosta, acrescentando o juramento de desenvolvimento profissional para servir ainda mais ao povo, onde quer que ele esteja no mundo.

A cerimônia reconheceu os alunos de destaque por suas contribuições acadêmicas, sociais e de ensino. O Prêmio de Mérito Científico foi concedido ao formando Elián Velásquez e a outros alunos, enquanto o título de Aluna Mais Destaque foi para Roxana de la Caridad Martínez.

Ao receber o prêmio, Martínez refletiu: “Aprendemos a essência da profissão quando não apenas curamos doenças, mas também damos esperança. É a formação de um grupo que compartilha o esforço comum.

” Ele agradeceu aos seus professores pôr o guiarem por um caminho ético e à sua família, “heróis por vezes desconhecidos”, concluindo com um apelo à ação: “O mundo espera por nós”.

A cerimônia de formatura reuniu estudantes das Faculdades de Odontologia, Ciências Médicas e Tecnologia, formando profissionais mais bem preparados e com um firme compromisso com a ética médica.

mem/fam / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa