Quarta-feira, Novembro 05, 2025
NOTÍCIA

Preços dos combustíveis diminuem na África do Sul

Pretória, 5 nov (Prensa Latina) O governo sul-africano reduziu hoje os preços da gasolina, do diesel e de outros derivados do petróleo, conforme determinado pelo Ministério de Recursos Minerais e Petrolíferos.

A medida, de acordo com um comunicado ministerial emitido para o efeito, responde à queda do preço internacional do petróleo Brent e a uma ligeira valorização do rand sul-africano em relação ao dólar americano no último período de revisão (30 dias).

Assim, tanto a gasolina de 95 octanas como a de 93 viram o seu preço reduzido em três cêntimos de dólar por litro (equivalente a 51 cêntimos de rand).

Enquanto isso, o diesel com baixo teor de enxofre (0,005%) diminuiu 1,1 centavos de dólar (19 centavos de rand), enquanto a variante com 0,05% de enxofre cairá 1,2 centavos de dólar (21 centavos de rand).

Após essa mudança, o preço de referência da gasolina de 95 octanas na província central de Gauteng, onde ficam as cidades de Pretória e Joanesburgo, é de US$ 1,22 (21,12 rands) por litro. Nas regiões costeiras, o mesmo combustível custa a partir de hoje US$ 1,17 (20,29 rands) por litro.

Essa queda, explicou, é atribuída principalmente a um excesso de oferta causado por uma produção global elevada e à incerteza gerada pelas tensões comerciais e pel os internacionais. O Ministério explicou que o valor médio do petróleo Brent caiu de 67,16 para 64,14 dólares por barril.

Um fator adicional que contribuiu para as quedas anunciadas foi o fortalecimento da moeda local. O rand se valorizou em relação ao dólar, passando de uma cotação média de 17,49 para 17,29 rands por dólar. Essa variação cambial permitiu reduzir ainda mais os custos de importação de combustíveis.

A medida inclui também uma redução significativa no preço máximo de venda ao público do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que caiu 3,5 centavos de dólar (61 centavos de rand) a nível nacional.

mem/mv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa