Quarta-feira, Novembro 05, 2025
NOTÍCIA

Itália apresenta livro em homenagem ao líder cubano Fidel Castro

Roma, 5 nov (Prensa Latina) Na Embaixada de Cuba na Itália foi apresentada a nova edição de um livro sobre o pensamento do líder revolucionário Fidel Castro, que mostra a atualidade e a importância que suas ideias mantêm até hoje.

A embaixadora cubana na Itália, Mirta Granda, destacou no evento que a publicação em italiano do volume “Uma revolução só pode ser filha da cultura e das ideias” reúne um discurso proferido há 26 anos na Venezuela por “um homem de infinita intelectualidade e grandeza”.

Esta é uma homenagem digna a Fidel, no âmbito do nono aniversário de sua morte, em 25 de novembro de 2016, e do centenário de seu nascimento, em 13 de agosto de 1926, afirmou.

Granda agradeceu a presença de membros do corpo diplomático, em particular da encarregada de negócios venezuelana, María Elena Uzzo, bem como de membros de organizações políticas e sociais da Itália, de associações solidárias, além de representantes da intelectualidade deste país.

Também participaram do evento Stefano Bonilauri, diretor da Editora Anteo, que lançou a versão em italiano deste livro, bem como o professor e escritor Giulio Chinappi, responsável pela preparação desta nova publicação, que conta com um prefácio da embaixadora de Cuba neste país.

Trata-se de um discurso proferido em 3 de fevereiro de 1999 pelo comandante-chefe Fidel Castro no Auditório Magna da Universidade Central da Venezuela, um dia após a posse de Hugo Chávez como presidente daquele país sul-americano.

A diplomata destacou a plena vigência do que foi expresso na época por Fidel quando afirmou que “uma revolução só pode ser filha da cultura e das ideias”, pois “nenhum povo se torna revolucionário pela força” e “as armas, nas mãos desse mesmo povo, servem para lutar contra aqueles que, do exterior, tentam arrebatar suas conquistas”.

“Hoje é particularmente significativo falar da Venezuela, que está sendo atacada e enfrenta uma ameaça real, inclusive militar, por parte dos Estados Unidos, o que afeta a segurança de toda a região, proclamada em 2014 como zona de paz, em uma cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) realizada em Cuba”, afirmou.

Por sua vez, Bonilauri destacou que Fidel Castro “conseguiu se antecipar ao seu tempo de uma maneira verdadeiramente impressionante, e seu discurso registrado neste livro parece ter sido proferido nos dias de hoje”.

Por isso, apontou, é necessário divulgar o pensamento de um grande líder “não apenas de Cuba, mas de todos os povos do mundo”, para que “também chegue às novas gerações”, e acrescentou sua convicção de que este livro “servirá para nossa batalha cultural, para divulgar essas ideias, esses valores importantes”.

Chinappi destacou que o lançamento deste volume “assume agora uma importância ainda maior, à luz do que está acontecendo na Venezuela e na região do Caribe em geral”, devido à ameaça de uma agressão militar dos Estados Unidos.

Por fim, a embaixadora de Cuba enfatizou a importância deste livro, pois “devemos sempre ter presente o magistério de Fidel, que nos guia para as ideias mais altruístas, mais louváveis, para a solidariedade e a construção de um mundo melhor, que é possível”.

mem/ort/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa