Quarta-feira, Novembro 05, 2025
NOTÍCIA

Índia e Japão cooperarão em minerais críticos

Nova Délhi, 5 de nov (Prensa Latina) A Índia agora considera o Japão um parceiro para fortalecer as cadeias de suprimentos e investir em inteligência artificial, semicondutores, minerais críticos, energia limpa e no setor espacial.

A informação foi divulgada pelo Ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, em seu discurso no oitavo fórum entre os dois países sobre cooperação no Indo-Pacífico.

Ele observou que a aliança bilateral se aprofundou consideravelmente nas últimas décadas.

Jaishankar especificou que os laços entre os dois países contribuem para o fortalecimento da estabilidade estratégica no Indo-Pacífico e para a estabilidade econômica global.

Ele acrescentou que manter um Indo-Pacífico livre e aberto é um imperativo ainda maior, mas também um desafio mais complexo.

O Ministro das Relações Exteriores indiano enfatizou que os laços entre as duas nações respondem ao cenário global em constante mudança, o que se reflete no aprofundamento da cooperação em diversas áreas.

Ele mencionou vários mecanismos e compromissos bilaterais, como o investimento de 10 trilhões de ienes na Índia e a Declaração Conjunta sobre Cooperação em Segurança.

O Ministro das Relações Exteriores da Índia também destacou a Parceria de Mobilidade da Próxima Geração, a Iniciativa de Segurança Econômica, a Linha de Crédito Conjunta, a Declaração Conjunta sobre Hidrogênio e Amônia Limpos e o Memorando de Entendimento sobre Recursos Minerais.

Ele afirmou que as trocas interpessoais devem ser impulsionadas pelo Plano de Ação para Cooperação e Intercâmbio de Recursos Humanos, a medida que essas iniciativas se desenvolvem, podemos esperar um maior entendimento em nível social, disse ele.

Ele também falou sobre a Iniciativa dos Oceanos Indo-Pacíficos, na qual o Japão colidera o pilar de Comércio Marítimo, Transporte e Conectividade, observando seu potencial para aumentar as contribuições da Índia.

oda/lrd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa