Domingo, Novembro 02, 2025
NOTÍCIA

Escritor renomado Julio Travieso morre em Havana

Havana, 2 nov (Prensa Latina) O renomado escritor, professor e jornalista Julio Travieso Serrano faleceu neste sábado em Havana, aos 85 anos, informou hoje o Instituto Cubano do Livro (ICL).

O Ministério da Cultura e a União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) expressaram suas condolências à família e aos amigos em um comunicado oficial, relembrando sua trajetória como um intelectual cubano de renome.

Nascido em 11 de abril de 1940, estudou Direito na Universidade de Havana, complementou sua formação com um mestrado em Ciências pela Universidade Estatal Lomonosov de Moscou e obteve, em 1985, um doutorado em Economia pelo Instituto Latino-Americano da Academia Soviética de Ciências.

Ele realizou um trabalho meritório como jornalista e professor na Universidade de Havana, e lecionou em outras instituições acadêmicas na Espanha, Rússia e México.

Membro da UNEAC (União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba), sua carreira literária inclui obras seminais como “Para matar al lobo”, “Cuando la noche muera”, “El polvo y el oro” e ” Llueve sobre La Habana”.

Ao longo de sua vida, recebeu importantes prêmios literários, incluindo o Prêmio Mazatlán de Literatura do México e o Prêmio da Crítica Literária de Cuba.

Pela importância de sua obra, considerada um marco na ficção cubana, foi agraciado com o Prêmio Nacional de Literatura em 2021.

Seus méritos revolucionários lhe renderam a Medalha de Combatente da Luta Clandestina, que recebeu em 1985, conforme lembrou o comunicado do ICL (Instituto Cubano de Literatura).

Ele também foi condecorado com a Distinção Nacional de Cultura e a Ordem Alexander Pushkin, concedida pelo Estado Russo.

mem/mml/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa