Segunda-feira, Novembro 03, 2025
NOTÍCIA

Cuba celebra o Dia dos Fiéis Defuntos

Havana, 2 nov (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o Día de los Fieles Difuntos, uma tradição cristã na qual se lembra os familiares caídos. A festa tem uma conotação semelhante ao Día de Muertos mexicano e coincide na época estacional com Halloween (Estados Unidos) e Samhain (Europa).

As pessoas vão aos cemitérios para levar flores para suas famílias, acender velas e rezar. Aquelas que não podem levar até o campo santo colocam em suas casas flores em vasos espirituais com água ou velas com as fotos dos familiares perdidos, comenta uma publicação do meio nacional La Voz de Cabaiguán.

O arcebispado da província oriental de Santiago de Cuba explica em seu site que a devoção e as práticas do Novenário de Orações e Missas pelos defuntos são muito difundidas na Igreja Cubana.

Nos reunimos em uma casa ou no templo durante 9 dias, pedindo o descanso eterno para amigos ou familiares caídos, é expressão de fé e esperança na vida feliz junto a Deus e a lembrança carinhosa de aqueles que nos adiantaram, amplia a publicação.

Mesmo sendo datas consecutivas no calendário da Igreja Católica, a Festividade de Todos os Santos (1 de novembro) e o Dia dos Fiéis Defuntos não são a mesma coisa.

Como indica seus nomes, o primeiro honra a todos os modelos de santidade desta religião abraâmica e o segundo aos familiares que se encontraram com Deus.

mem/vnl/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa