Xi propôs a criação de uma Organização Mundial para Cooperação em Inteligência Artificial para coordenar estratégias, normas e padrões tecnológicos que garantam o uso seguro, justo e benéfico da IA para toda a humanidade.
“O desenvolvimento da inteligência artificial deve ser direcionado para o bem-estar de todos os povos e regiões do mundo”, enfatizou o líder chinês durante seu discurso na segunda sessão da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, realizada aqui.
O chefe de Estado também destacou a necessidade de promover o desenvolvimento digital e verde como motores da inovação e do crescimento econômico, e propôs acelerar a cooperação em tecnologias limpas e produtos ecologicamente corretos.
Ele lembrou que a China estabeleceu o maior e mais dinâmico sistema de energia renovável do mundo, com avanços em setores como veículos de novas energias, baterias de lítio e painéis fotovoltaicos.
Xi anunciou a criação do Subfundo da APEC para a Promoção da Digitalização em Transições Verdes, que apoiará projetos de energia limpa e economia de baixo carbono nos países-membros do bloco.
O presidente chinês também defendeu o crescimento inclusivo que erradique a pobreza e fortaleça a cooperação em pequenas e médias empresas, segurança alimentar, transição energética e saúde, em consonância com a Agenda 2030 da ONU.
Em seu discurso, ele enfatizou a importância de abordar os desafios demográficos e promover a alfabetização digital e o acesso das mulheres à tecnologia, com o objetivo de que “toda a região Ásia-Pacífico se beneficie da cooperação da APEC”.
Desde que ingressou no fórum em 1991, a China tem promovido ativamente a cooperação econômica regional e desempenha um papel central no desenvolvimento de iniciativas sobre comércio digital, inovação tecnológica e transição energética na região.
A APEC, fundada em 1989 para promover a integração comercial, é composta por 21 países da região Ásia-Pacífico: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã.
mpm/idm/bj





