De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o alto funcionário participará do evento como representante especial do presidente Xi Jinping.
Nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, será realizada a Cúpula do Clima de Belém, um encontro internacional que reunirá chefes de Estado e de Governo, ministros e líderes de organismos internacionais para debater os principais desafios e estabelecer compromissos na luta contra as mudanças climáticas.
Imediatamente depois, será realizada a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), de 10 a 21 de novembro, também na mesma cidade.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, expressou o desejo da China de “colaborar com todas as partes para defender o multilateralismo, fortalecer a solidariedade e a cooperação, promover a transformação global para um mundo verde e com baixas emissões de carbono e construir conjuntamente um mundo limpo e bonito”.
A agenda da Cúpula do Clima inclui a sessão plenária com discursos de líderes e representantes de organismos internacionais, além de fóruns temáticos presididos por Lula com temas como Clima e Natureza: Florestas e Oceanos; Transição Energética e Dez anos do Acordo de Paris.
mem/idm/bm





