O primeiro-ministro provisório do Haiti, Alix Didier, reafirmou a determinação de seu gabinete em acompanhar todas as famílias afetadas e apoiar os esforços de reconstrução.
Didier fez um apelo à solidariedade nacional e à responsabilidade coletiva diante desta tragédia que evidencia, mais uma vez, a vulnerabilidade do país aos perigos climáticos.
O jornal Haiti Libre especifica que o líder haitiano deu instruções aos ministros e diretores gerais para que todas as instituições mobilizem seus recursos no terreno.
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações deverá intervir sem demora para desobstruir as estradas, reabilitar a infraestrutura danificada e restabelecer as vias de comunicação com as zonas afetadas.
O Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural será responsável por realizar uma avaliação rápida das perdas agrícolas e propor medidas concretas para apoiar os agricultores e reativar a produção de alimentos, precisou o jornal Haiti Libre.
Enquanto isso, a Direção Geral do Fundo de Assistência Econômica e Social enviará imediatamente ajuda de emergência às famílias afetadas, incluindo a distribuição de alimentos, água potável e kits de higiene.
mem/joe/bm





