Quinta-feira, Outubro 30, 2025
NOTÍCIA

Xi a Trump: China tem capacidade para enfrentar riscos e desafios

Beijing, 30 de out (Prensa Latina) A China nunca tentou desafiar ou substituir ninguém; o sucesso do país reside em se concentrar na gestão de seus próprios assuntos, enfatizou hoje o presidente Xi Jinping a seu homólogo americano, Donald Trump.

“A economia chinesa é como um oceano, com escala, resiliência e potencial consideráveis. Temos a confiança e a capacidade de lidar com diversos riscos e desafios”, acrescentou.

Durante o encontro em Busan, Coreia do Sul, Xi explicou a Trump as conquistas econômicas registradas no país este ano, apesar dos desafios externos e internos, incluindo um crescimento de 5,2% nos primeiros nove meses e um aumento de 4% no comércio exterior.

“Por mais de 70 anos, temos seguido um plano coerente, com gerações sucessivas construindo sobre os esforços de seus antecessores”, observou.

“Há mais de 70 anos, temos seguido um plano coerente, com gerações sucessivas construindo sobre os esforços de seus antecessores”, observou.

Segundo o presidente, a China aprofundará ainda mais as reformas em todas as áreas e expandirá a abertura, buscando promover o desenvolvimento integral do povo e a prosperidade comum, o que abrirá maiores oportunidades de cooperação com os Estados Unidos.

“Os laços econômicos e comerciais devem permanecer o contrapeso e a força motriz das relações bilaterais, e não obstáculos ou pontos de conflito. Ambos os lados devem se concentrar no panorama geral, priorizando os benefícios de longo prazo da cooperação, em vez de se deixarem levar por um ciclo vicioso de retaliação”, enfatizou.

Xi Jinping instou as equipes de negociação a continuarem as discussões com base nos princípios da igualdade, do respeito mútuo e da reciprocidade, ao mesmo tempo que as exortou a reduzir gradualmente a lista de questões, ampliando simultaneamente o escopo da cooperação.

“As perspectivas de cooperação são promissoras em áreas como o combate à imigração ilegal e à fraude em telecomunicações, o combate à lavagem de dinheiro, a inteligência artificial e o combate a doenças infecciosas”, acrescentou.

Ele também defendeu uma comunicação e um diálogo mais estreitos em todos os níveis, bem como uma maior coordenação em fóruns regionais e internacionais.

Segundo a imprensa chinesa, Trump afirmou que foi uma honra se encontrar com o presidente Xi Jinping.

“A China é uma grande nação, e o presidente Xi é um líder respeitado e magnífico, além de um bom amigo meu há muitos anos. Nos damos muito bem. As relações entre os Estados Unidos e a China sempre foram boas e serão ainda melhores no futuro”, afirmou o republicano.

Após este encontro, o Ministério do Comércio da China confirmou um acordo firmado com os Estados Unidos que inclui a eliminação e/ou suspensão de tarifas e outras medidas retaliatórias decorrentes da guerra comercial entre os dois países.

npg/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa