Quinta-feira, Outubro 30, 2025
NOTÍCIA

Contagem definitiva dos votos deu vitória ao peronismo em La Rioja

Buenos Aires, 30 out (Prensa Latina) A contagem definitiva reverteu o resultado das eleições legislativas na província argentina de La Rioja, onde hoje o peronismo comemora a vitória sobre La Libertad Avanza, restando outras sete províncias por definir.

Como o governo nacional de Javier Milei interrompeu o carregamento dos dados na noite de domingo, quando a LLA estava ganhando naquela região de Cuyo, na Argentina, ele se declarou vencedor; no entanto, após a conclusão da contagem definitiva dos votos, foi a frente peronista provincial Federales Defendamos La Rioja, do governador Ricardo Quintela, que se impôs, segundo alguns meios de comunicação.

As eleições legislativas de 2025 em La Rioja deixaram um mapa político dividido, com grande paridade entre Federales Defendamos La Rioja, do governador Quintela, e La Libertad Avanza (LLA).

O peronismo riojano reverteu os resultados e venceu por 0,3%, com 43,57% para os Federales de Quintela contra 43,27% para a LLA. A diferença entre os dois foi mínima, de apenas 621 votos, mas a vitória peronista foi garantida.

Além da mudança nos resultados, os dois assentos em disputa foram distribuídos da seguinte forma: um para Gabriela Pedrali (Federales – governo peronista) e outro para Gino Visconti (La Libertad Avanza).

Ainda faltam outras sete províncias para finalizar a contagem definitiva dos votos: Buenos Aires, Chaco, La Pampa, Santa Cruz, Corrientes, Chubut e Río Negro, onde as margens ajustadas podem alterar tanto a cor política dos distritos quanto a distribuição de cadeiras no Congresso Nacional.

As eleições legislativas de domingo, 26, mostraram um resultado inesperado. Um eleitorado oprimido pela crise e diante da ameaça de que, se Milei perdesse, viria uma hiperdesvalorização que agravaria ainda mais sua já difícil situação econômica, optou pelo status quo; isso à margem de um peronismo que não conseguiu uma unidade consistente.

Agora, com a reversão dos resultados em La Rioja, e na expectativa de outros, o quadro fica com 14 províncias para a LLA, sete para a Fuerza Patria e duas para o radicalismo provincialista.

ga/mh/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa