A organização está distribuindo insumos essenciais para salvaguardar a saúde, o bem-estar e a dignidade da população mais vulnerável, com atenção especial para aproximadamente 21 mil crianças e adolescentes, bem como para 6.500 pessoas abrigadas em centros de proteção.
Entre os recursos entregues estão kits de higiene para prevenir doenças, estações de tratamento de água e tanques de grande capacidade que garantem o acesso à água potável, cobertores impermeáveis e lonas para telhados que proporcionam abrigo temporário, bem como kits recreativos, para a primeira infância e escolares, destinados a proteger o bem-estar psicossocial das crianças afetadas.
“Em situações de desastre, crianças e adolescentes são sempre os mais vulneráveis. Nossa prioridade é garantir sua proteção imediata e condições adequadas de água, saneamento, higiene e abrigo”, afirmaram representantes da Unicef em Cuba, citados pelo site Cubadebate.
A operação humanitária conta com o apoio do Fundo Central para Ação em Emergências (Cerf) das Nações Unidas e do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).
Atualmente, equipes da Unicef permanecem no terreno, trabalhando em estreita coordenação com as autoridades cubanas e outros parceiros humanitários para ampliar a assistência às áreas mais afetadas pelo furacão Melissa, um ciclone de categoria 3 que atingiu com especial intensidade as províncias orientais do país.
mem/lld/bm





