Quarta-feira, Outubro 29, 2025
NOTÍCIA

Primeiro Congresso Internacional Espacial começa na Venezuela

Caracas, 29 de out (Prensa Latina) O Primeiro Congresso Internacional do Espaço, "Um Futuro Compartilhado", começa hoje em Caracas com convidados da China, Rússia, Brasil, França e Venezuela para discutir os avanços e desafios do setor espacial.

Este evento, organizado pelo Governo Bolivariano e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, continua até amanhã no Salão José Félix Ribas do Teatro Teresa Carreño e está inserido no Plano da Pátria e suas Sete Grandes Transformações 2025-2031.

A vice-presidente venezuelana de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde, Gabriela Jiménez, anunciou por meio de sua conta no Telegram que delegados das comunidades científica, tecnológica, acadêmica e profissional do setor espacial participarão do evento.

Ela explicou que o encontro serve como uma plataforma transformadora, integrando a experiência nacional, a visão de aliados estratégicos e os valores do pensamento bolivariano, com o propósito de promover um futuro espacial orientado para o bem comum e a paz mundial.

Jiménez enfatizou que o encontro é organizado no contexto do 18º aniversário da Agência Bolivariana para Atividades Espaciais e será “uma plataforma fundamental para o diálogo e a cooperação global”.

Segundo a Ministra da Ciência e Tecnologia, o Congresso “representa uma oportunidade inigualável para o estabelecimento de redes profissionais, a transferência de conhecimento e a criação de sinergias que fortaleçam a posição da região na agenda espacial global”.

O Vice-Ministro venezuelano do Desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação, Raúl Hernández, abrirá o encontro com uma apresentação sobre “O Cenário Global e Nacional das Atividades Espaciais”.

O primeiro dia contará também com uma apresentação do especialista francês e ex-chefe de Engenharia de Sistemas de Satélite da Airbus Defence and Space, José Luis Porras, que falará sobre “Perspectivas para a Mitigação e Destinação de Detritos Espaciais”.

Outras apresentações serão feitas por Gao Lyuhua, da Administração Espacial Nacional da China, sobre “Servindo a China e Beneficiando o Mundo: A Aplicação do Sensoriamento Remoto na China”; e por Rodrigo Leonardi, da Agência Espacial Brasileira, sobre “Espaço para o Bem Público: Oportunidades do Programa Nacional de Atividades Espaciais do Brasil”.

De acordo com a programação, Zhao Chunchao, vice-presidente da China Great Wall Industry Corporation, e Vladimir Braginets, projetista-chefe e vice-diretor da Joint Stock Company for Research and Production of Precision Instrument Systems, também participarão.

Serdal Ibrahimoglu, Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Administração e Finanças da Organização de Cooperação Espacial Ásia-Pacífico (APEC), encerrará o primeiro dia de debates.

rgh/jcd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa