O Departamento Meteorológico da Índia (IMD) informou que Montha tocou o solo perto de Kakinada, em Andhra Pradesh, na noite passada, trazendo chuvas torrenciais que afetaram 43.000 hectares de plantações na região.
De acordo com as previsões, são esperadas chuvas leves a moderadas na maior parte de Andhra Pradesh e Yan’am, com pancadas de chuva torrenciais em algumas áreas na quarta-feira.
Enquanto isso, o governador de Odisha, Mohan Charan Majhi, informou que o estado não sofreu danos graves com a tempestade, o que trouxe alívio, embora medidas preventivas ainda estejam em vigor.
Em uma reunião na sala de controle da Autoridade Estadual de Gestão de Desastres (SDMA) para avaliar o impacto do ciclone, Majhi relatou que apenas pequenos deslizamentos de terra e árvores arrancadas foram registrados em algumas áreas.
A Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) mobilizou 26 equipes em antecipação à tempestade: 12 em Andhra Pradesh, seis em Odisha e três no norte de Tamil Nadu, além de pessoal em Chhattisgarh e Telangana.
O Ministério da Saúde ofereceu total apoio aos estados, garantindo toda a assistência necessária para uma resposta médica de emergência eficaz, caso seja preciso.
oda/lrd / fav





