Em declarações à Prensa Latina, Eneida Rodríguez, especialista do Ministério de Energia e Minas (Minem), lembrou que, durante a visita do Diretor-Geral da ASI, Ashish Khanna, a Cuba em agosto passado, foram abordadas diversas questões importantes que apoiarão a ilha em sua transição energética para energias renováveis.
Ela observou que isso contribuirá para o cumprimento de um dos objetivos fundamentais da nação caribenha em sua jornada para eliminar a dependência de combustíveis fósseis e alcançar 100% de geração de energia renovável.
Em agosto passado, a Aliança Solar Internacional e o Ministério de Energia e Minas de Cuba (Minem) assinaram um Acordo-Quadro Nacional focado em sete projetos-chave, segundo declarações feitas na ocasião por Rosell Guerra, Diretora de Energias Renováveis do Ministério.
Esses acordos representam um pacto que servirá de base para uma maior cooperação entre as duas partes e para uma revisão da participação de diferentes setores empresariais na economia.
Tanto a Aliança quanto o Minem concordaram em expandir e aprimorar sua colaboração no desenvolvimento de projetos prioritários que garantam a produção de alimentos, medicamentos, energia em áreas rurais e outros bens essenciais, comentou a representante do Ministério.
oda/lrd / fav





