Morales destacou que os ventos fortes e as chuvas intensas associadas ao ciclone “causaram danos consideráveis à população” em várias províncias do leste cubano.
O #FuracãoMelissa atingiu o leste de #Cuba e seus ventos fortes e chuvas abundantes causaram danos consideráveis. A população, especialmente a desta região, deve permanecer informada e em locais seguros. A recuperação #UnidosXCuba começará o mais rápido possível, escreveu ele no X.
De acordo com relatos da imprensa, o fenômeno hidrometeorológico de categoria 3 na Escala Saffir-Simpson provoca inundações severas, enquanto os ventos fortes causam a queda de árvores e dificultam as comunicações enquanto atravessava Santiago de Cuba, do sul em direção à província vizinha de Holguín.
Relatórios preliminares identificam danos à infraestrutura e à economia, embora não haja registro de perda de vidas humanas até o momento.
Melissa se tornou nesta terça-feira o terceiro furacão mais intenso registrado na bacia do Atlântico Norte, após atingir ventos máximos sustentados de até 295 quilômetros por hora, enquanto a pressão central caía para 892 hectoPascal.
mem/lld/bm





